Prefeitura de Itaí lança Campanha “Papa Pilha e Baterias”

Prefeitura de Itaí lança Campanha “Papa Pilha e Baterias”

A Prefeitura de Itaí instalou ecopontos para coleta de pilhas e baterias, popularmente conhecimento “papa pilhas e baterias” em estabelecimentos comerciais e repartições públicas.

No lançamento da ação, o prefeito Thiago Michelin esteve com o Presidente do Rotary Club, Douglas Santos, o ex-prefeito Toninho Michelin, Sr. Nelson Michelin e Siron Pinheiro.

O projeto idealizado, conta com o apoio do Rotary Club, que ficará responsável pela destinação e transporte adequados do material coletado.
“O Rotary Club de Itaí (distrito 4620) também firmou uma parceria com a Indústria Votorantim pois a mesma possui um sistema que permite a incineração correta das pilhas e baterias retendo os metais pesados contidos nestes utensílios de uso cotidiano. Cabe a nós, agirmos em parceria com o poder público e privado como agentes catalisadores da mudança visando preservação do meio ambiente e do bem comum”, destacou Douglas, Presidente do Rotary Club

O perigo desses tipos de produtos reside no fato de as pilhas e baterias possuírem um líquido tóxico em sua composição, como cádmio, chumbo e mercúrio e se jogados incorretamente podem contaminar o meio ambiente e a saúde. Além desse problema, as pilhas e baterias levam quase 500 anos para se decompor.
O líquido se acumula na natureza e, como não é biodegradável e não se decompõe, pode contaminar o solo, a água e demais recursos naturais. Por conta disso tudo, é tão importante a conscientização da população.

” Com a instalação dos ecopontos de coleta, o cidadão tem a possibilidade de ter um local adequado para depositar pilhas e baterias inúteis que são prejudiciais a natureza. Com uma simples mudança de hábito dentro de casa podemos fazer o descarte ideal e preservar o meio ambiente, destacou o Prefeito Thiago Michelin”
A princípio são 8 ecopontos que estão espalhados pela a cidade para que a população possa levar pilhas ou baterias até os locais indicados:

– Secretaria da Igreja Matriz;

– Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

– Sicoob Crediceripa;

– Farmácia Bio Drogas;

– Escritório de Contabilidade Alca;

– Supermercado Vila Nova Max;

– Supermercado Michelin;

– Supermercado Freitas.