Saúde - Sexta-feira, 06 de Outubro de 2017

Secretaria de Saúde de Itaí presta contas em audiência pública

A Secretaria de Saúde de Itaí realizou, no dia 28 de setembro, a Audiência Pública para prestação de contas referentes ao segundo quadrimestre do ano. Aberto à população, o evento reuniu na Câmara Municipal membros do Conselho Municipal de Saúde e coordenadores dos setores da Saúde municipal. Durante o encontro houve apresentação dos resultados e das ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de maio a agosto de 2017 por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).  Entre os dados estiveram a produção de serviços executados nas Unidades Básica de Saúde (Durval Garcia, Jardim Planalto e Jardim América), postos de Unidade de Saúde da Família, Vigilância Sanitária, Controle de Endemias, Oficina Terapêutica Oásis, Projeto Colibri, SAMU, Farmácias Municipais, Setor da Ambulância, Serviço Social da Saúde e SERI (Serviço Especializado de Reabilitação de Itaí). As informações foram expostas em detalhes pelo Secretário Municipal da Saúde, Fausto Carvalho, e pelo contador da Prefeitura Municipal, José Antonio Ferruzzi. Conforme a apresentação, a atual gestão, aplicou mais do que os 15% mínimos do orçamento exigidos em lei. Dessa vez foram aplicados 27% dos recursos disponíveis no município em saúde. E SUS - A Secretaria da Saúde informa também que está implantando gradualmente o novo sistema de prontuários do SUS, o chamado E SUS, sistema informatizado que permitirá um atendimento mais ágil e humanizado à população. Há uma mudança de padrão para as consultas. O usuário do sistema único que procurar a unidade de saúde irá ser acolhido pela equipe; na sequência, será avaliado pela equipe de enfermagem e a partir daí o usuário terá sua consulta agendada conforme a disponibilidade da agenda ou, em casos de urgências, terá a consulta liberada para as vagas de urgência. Caso exista uma emergência, o paciente será encaminhado ao Pronto Socorro. Deste modo, a ideia é acabar com as filas de espera na madrugada, com adequada recepção dos usuários nas unidades de saúde. O processo já foi implantado nas unidades Floriza Martins Tristão (ESF Capitão Cesáreo) e Jd. Monte Alto. Em breve será estendido a unidade Abel Rolim Pinheiro (Jd. Brasil/ Eldorado) e às outras unidades, até o final do ano de 2017. “Pedimos a compreensão para pequenos transtornos que possam ocorrer, mas as mudanças trarão melhora ao atendimento a longo prazo.” Informou o Secretário Fausto ..