Saúde - Sexta-feira, 12 de Abril de 2019

Secretaria da Saúde de Itaí realiza a Etapa Municipal para a Conferencia Nacional da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na segunda-feira, 08 de abril, a Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde com o tema: ‘A Consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde’. Durante o evento, que aconteceu na Câmara Municipal, debateu 3 eixos que debateu propostas que serão enviadas para a Conferência Estadual. O eixos debatidos foram: Eixo 1 - Direito a saúde – Com as propostas de: Estimular a participação da população no planejamento das ações da secretaria de saúde, fomentando a criação de conselhos de saúde nos bairros; Criação de ouvidoria municipal e caixas de sugestões, reclamações e elogios nas unidades criando assim um canal de comunicação com os usuários; Melhorar a comunicação e o acesso à população às informações das secretarias (poder público); Melhoria nas condições de trabalho dos servidores de saúde (estrutura física, recursos humanos, capacitações), garantindo assim um melhor atendimento à população; Cancelamento ou revisão da emenda constitucional 95/2016. (Nacional). Eixo 2 - Consolidação dos princípios do SUS – com as seguintes propostas: Aumentar o horário de atendimento nas unidades básicas de saúde; Aumentar a parcerias com as secretarias de esporte, educação e social interligando ações e projetos; Solicitar junto a regional de saúde e secretaria estadual de saúde o aumento de oferta de vagas de especialidade de média e alta complexidade para o município; Criação de sistema de agendamento por telefone ou aplicativo para os usuários; Estimular a criação de conselhos de saúde nos bairros garantindo assim o fortalecimento na participação dos usuários e por consequência um conselho municipal mais representativo e atuante. Eixo 3 - Financiamento adequado e suficiente para o SUS – com as seguintes: Cancelamento ou revisão da emenda constitucional 95/2016; Aumento do percentual de custeio da atenção básica pelo governo federal e estadual; Que estado gerencie melhor a aquisição de materiais, medicamentos e imunológicos, verificando sempre a questão de prazos de validade, evitando assim a inutilização de medicamentos, materiais ou imunológicos devido prazo de validade curto; Criação de núcleo de educação permanente municipal, proporcionando aperfeiçoamento dos servidores, garantindo um atendimento mais qualificado e humanizado. (Proposta regional); Aumentar a resolutividade das queixas dos pacientes na atenção básica, evitando encaminhamentos desnecessários. (Proposta regional); O Secretário da Saúde Leandro Souza agradeceu a presença de todos que participaram das plenárias de discussões..