Prefeitura de Itaí determina o fechamento do Comércio por tempo indeterminado

Administração - Sexta-feira, 20 de Março de 2020


Prefeitura de Itaí determina o fechamento do Comércio por tempo indeterminado

A Prefeitura de Itaí decretou medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (novo Coronavírus) e determinou o fechamento do comércio por tempo indeterminado a partir do dia 21 de março.

A medida se soma a outras adotadas pela administração municipal no combate à pandemia do coronavírus. O Decreto Nº 2898/2020 determina ainda que restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos do setor de alimentos, somente poderão funcionar através dos serviços de entrega a domicilio desde que cumpram os protocolos de higiene.

Estão suspensas também todas as aulas na Educação Básica, técnica e superior; todas as atividades e serviços privados não essenciais, a exemplo de academias e clubes; a entrada de novos hospedes no setor hoteleiro; todo e qualquer evento e atividade realizado em local fechado ou aberto, independentemente da sua característica, condições ambientais, tipo do público, duração e modalidade, inclusive de natureza religiosa e educacional, suspendendo-se ainda a expedição de novos alvarás.

O documento suspende também o Expediente externo e o atendimento presencial por prazo indeterminado no Paço Municipal e demais órgãos de atendimento ao público.

Exceção:- Poderão continuar operando normalmente apenas as empresas ligadas ao ramo alimentício, como mercados, supermercados, padarias, sacolões, açougues, farmácias, distribuidora de água mineral e de gás, postos de gasolina, serviços de água e esgoto, energia, deverão continuar funcionando normalmente porem seguindo os protocolos de higienização.

O horário de funcionamento das farmácias e drogarias ficou liberado para até as 22h em todos os dias da semana, sábado e domingo sem prejuízo ao cumprimento da escala de plantão.

Os estabelecimentos, contudo, deverão adotar medidas de higienização como a disponibilização de álcool em gel 70% em vários pontos do estabelecimento para uso dos funcionários e consumidores, especialmente nos caixas e locais onde haja manipulação de alimentos.

Denúncias

O cidadão poderá denunciar o descumprimento do previsto no decreto municipal por meio do telefone (14) 99843-6721.

Permanecerá o canal de atendimento telefônico para orientação do público das 8h às 17h dos seguintes órgãos: Secretaria Municipal da Saúde – telefone 3761-2003 ou 99710-8346; UBS Tótilas de Freitas (Jardim Planalto) – telefone 3761-2382; Vigilância Sanitária 3761-2955. E a Santa Casa também dispensará atendimento 24h pelo telefone 3761-1565.

A Prefeitura ainda recomenda que a população fique em suas residências, lavem as mãos sempre, usem álcool em gel, e qualquer dúvida consultar os canais de atendimento dos órgãos oficiais, e não compartilhar nas redes sociais áudios, vídeos e notícias que não saibam a procedência, evitando assim a boataria.

 

Prefeitura Municipal


Itaí