Educação - Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2022

Prefeitura de Itaí inaugura novo Centro de Educação Infantil Professora Carmen Sílvia Beltrame Martineli

Nova CEI

Na manhã do dia 11 de fevereiro de Itaí, a prefeitura de Itaí inaugurou um novo Centro de Educação Infantil, localizado na Estrada Abílio Raposo Ferraz, na Chácara Santo Antônio que levará o nome da Professora Carmen Sílvia Martineli.

Dona Carmen, como era respeitosamente conhecida, era natural de Bariri – SP, e veio para Itaí em 1980, quando assumiu a direção da Escola Estadual João Michelin, e também foi diretora da Escola Estadual Abílio Raposo Ferraz Jr até se aposentar. E depois de aposentada continuou a lecionar no magistério da Escola João Michelin por mais de 10 anos, foi também diretora do Colégio Objetivo de Itaí e no final de sua carreira foi voluntária no programa Amigos da Escola. “Tão importante quanto o prédio é a humanidade para Educação, foi o que ensinou minha mãe.” Declarou o filho da homenageada Danilo Martineli.

A construção do prédio aconteceu por meio de um convênio firmado coma a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no Programa Ação Educacional, convênio celebrado em 21 de junho de 2012, porém somente no ano de 2014 é que foi iniciado o processo licitatório, no entanto não foi possível iniciar a obra por ter a necessidade de fazer um aditivo de serviço (fundação, canteiro de obras, fechamento de divisas). Foi solicitado apreciação do FDE em 2015, este analisou e solicitou uma nova revisão, em razão da demora da autorização da realização do aditivo, a empresa vencedora do certame, protocolou pedido de suspensão do contrato, para que a mesma não fosse penalizada por não dar início às obras. A empresa apresentou um novo valor com a inclusão dos aditivos de serviços. Diante destes contexto o município se responsabilizou pela contrapartida, solicitando a prorrogação do referido convênio Transcorrendo todos esses percalços a obra está sendo entregue homenageando uma ilustre munícipe.

“Não posso ser prefeito em Itaí sem começar pela base que é a Educação, assim estamos encerrando uma jornada árdua, foram dez anos esperando pela inauguração, mas o mais importante é o retorno que essa obra trará para a população, a creche não é mais um sonho, ela se tornou realidade. Não existe nada mais gratificante para um governante do que entregar uma escola, a Educação é a base de qualquer formação e eu me sinto honrado em poder entregar esse prédio à Educação, sem jamais deixar de lembrar dos esforços das administrações anteriores: assinar o convênio pelo memorável Dr. Paschoal em 2011, em 2014 o ex-prefeito Valmir iniciou o processo licitatório, em 2015 suspenso a pedido do ex-prefeito Davi Tristão para não perder a obra, e em 2018 recuperado pelo ex-prefeito Thiago Michelin, a todos esses, o meu respeito e a minha gratidão.” Declarou o prefeito José Ramiro.

Neste primeiro momento o prédio da CEI Carmen Martineli irá abrigar as crianças da CEI José Gonçalves, que atualmente é mantida pelo Instituto Anglicano, o prédio da CEI José Gonçalves deverá passar por uma reforma e depois, com os dos Centros Educacionais em funcionamento, novas vagas serão abertas.