Fundo Social de Solidariedade - Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022

Programa oferece oficinas gratuitas de Culinária Sustentável para população de Itaí

Patrocinada pela Bayer, oficinas são gratuitas e as inscrições já estão abertas

A partir do dia 18 de agosto, começa em Itaí, o programa Culinária Sustentável, uma iniciativa da NTICS Projetos, patrocinado pela Bayer, que visa promover um dos pilares da luta contra a fome no Brasil, que é orientar e modificar a relação do ser humano com o ciclo do alimento. “A culinária sustentável é muito maior do que apenas receitas feitas a partir do reaproveitamento de alimentos, ela envolve criatividade, planejamento, empreendedorismo e geração de renda. Somente através da informação podemos criar um cenário diferente para o Brasil e o mundo”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS.

Segundo pesquisa da rede Penssan, em 2021 o país registrou que, cerca de, 25% da população vive em situação de insegurança alimentar moderada ou grave, o que caracteriza um quadro de fome e vulnerabilidade social. O programa Culinária Sustentável visa atender, prioritariamente, pessoas nessas condições, promovendo através do conhecimento, uma transformação real a curto e médio prazo. Para que isso seja possível, serão oferecidas oficinas que orientam desde o planejamento de compra, consumo, preparo para o melhor aproveitamento dos alimentos, até noções de empreendedorismo para geração de renda.

O programa é realizado em ambiente digital, porém, para que seja mais acessível, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaí, o conteúdo também será disponibilizado no Auditório da Câmara Municipal. Porém, as inscrições terão que ser feitas através do site.

A primeira oficina acontece no dia 18 de agosto com o tema Merendas, e os participantes vão aprender a fazer Biscoito-Flor amanteigado com geleia de goiaba e Sonho de Banana.

Além de Itaí, o Culinária Sustentável acontece em Paulínia (SP) e São José dos Campos (SP) entre agosto e novembro de 2022. Durante os meses de execução, serão oferecidas quatro oficinas por cidade, com 600 vagas, cada.

Além do conhecimento prático em culinária sustentável, o programa ainda vai estimular a criatividade e promover o empoderamento dos participantes, incentivando a criação de novas receitas. As receitas, assim como o material de empreendedorismo, ficarão disponíveis em ambiente digital para toda a comunidade.

Informações e inscrições pelo site https://culinariasustentavel.com.br/

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de ciências da vida, saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperarem, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2021, o Grupo empregou cerca de 100.000 pessoas e teve vendas de 32.96 bilhões de euros. As despesas de P&D antes de itens especiais totalizaram 4.4 bilhões de euros. Para obter mais informações, acesse o site da Bayer: https://www.bayer.com.br/pt/

Sobre a NTICS Projetos

Em 2022, a NTICS Projetos celebra 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.

A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação).

Baseada em São Paulo (BRA), Flórida (EUA) e Deutschland (GER), há três anos, a NTICS Projetos têm aprofundado os projetos nos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e desde 2018 direcionam esforços quanto ao alinhamento dos projetos para os ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil e Estados Unidos.

A ambição para os ODS da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Como parte das comemorações de 20 anos, a NTICS Projetos patrocinou o projeto Impacta ODS, que prevê a distribuição dos Almanaques dos ODS da Turma da Mônica.

Serviço:

Culinária Sustentável