Educação - Sexta-feira, 27 de Outubro de 2017

Escola CEI Monteiro Lobato de Itaí realiza projeto de educação nutricional

A Escola CEI Monteiro Lobato de Itaí realizou projeto de educação nutricional em parceria com a nutricionista municipal Rosangela Vaz Almeida da Cozinha Piloto. Este projeto teve inicio no começo deste ano letivo de 2017 e finalizou na sexta-feira, 20 de Outubro com palestra da nutricionista que enfatizou para os alunos o valor nutricional dos alimentos e o risco que certos alimentos industrializados tras à nossa Saúde como açucar, sal entre outros. Durante esse periodo, houve varios eventos de educação alimentar. A Escola recebeu da Cozinha Piloto frutas, legumes e verduras objetivando o incentivo alimentar de produtos naturais das crianças, para que elas tenham um equilibriu alimentar, de fato uma alimentação saudavel e balanciada. No mês de Abril por se tratar o mês comemorativo ao indio, as crianças usufruiram de nutrientes com origem da culinaria indigena como mandioca, batata doce, cereais e pipoca. Houve trabalho escolar com receitas culinarias com os alunos aprendendo a quantidade  de ingredientes necessários na elaboração do prato, em seguida o modo de preparo como deve proceder para se chegar ao produto final. Os alunos tiveram um passeio na Quitanda da Joelma tendo a oportunidade de conhecer a grande variedades de frutas, hotalicios, verduras, legumes entre outros produtos agrícolas. A Cozinha Piloto forneceu aos alunos salada de frutas e abacate, uma excelente fruta bastante saudável rica em gorduras saudáveis e possui poderosos efeitos benéficos à Saúde. No Dia do Folclore, 22 de Agosto, os alunos receberam doces naturais como de batata, abobora, arroz doce, brigadeiro, pipoca doce, tudo feito pela nutricionista e cozinheiras da Cozinha Piloto. "Obtivemos resultado esperado com esse projeto, pois nossos alunos além de ter um aprendizado diferenciado com projeto nutricional, eles incentivaram seus pais a fazer uma alimentação saudável como relatou alguns pais de nossos alunos. Sem duvida foi um trabalho gratificante para todos nós. Só tenho agradecer a nutricionista Rosangela pelo brilhante trabalho que realizou junto aos nossos alunos e professores, o prefeito Thiago Michelin e a secretária de Educação Profª Zilah pelo apoio, enfim meu muito obrigado a todos", concluiu Rosangela Monteiro - diretora da CEI Monteiro Lobato. ..