Administração - Sexta-feira, 18 de Maio de 2018

Dia “D” de vacinação contra a gripe aconteceu no sábado em Itaí

No sábado, 12 de Maio, aconteceu em todo o território nacional o dia “D” de vacinação contra a gripe. Em Itaí as unidades de Saúde que estiveram abertas para a mobilização foram a UBS – Dr. Durval Garcia, USF – Jardim Monte Alto, USF – Abel Rolim Pinheiro e USF – Floriza Tristão. Até o momento foram vacinados: 712 crianças, 132 gestantes, 397 trabalhadores da saúde, 41 puérpera, 1703 idosos, 55 professores, 1 indígena, 918 portadores de doenças crônicas, perfazendo um total de 3.959 doses aplicadas. No sábado da campanha foram aplicadas 1.100 doses. Os grupos que estão sendo vacinados agora são: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, idosos a partir de 60 anos, puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas (asma, diabetes…). A campanha nacional de vacinação contra a gripe irá até o dia 01 de Junho nessas unidades de Saúde em Itaí. Para conseguir a dose, basta ir em um desses Postos de Saúde com a caderneta de vacinação em mãos. Neste ano, o Ministério da Saúde espera imunizar 54,4 milhões de pessoas até o final da campanha, dia 1º de Junho. Até o dia 9 de Maio, 13,6 milhões de brasileiros haviam recebido duas doses. Além disso, foram registrados 1.005 casos de influenza em todo o território nacional até o dia 5 de maio, com 158 mortes. Apesar de não ser uma doença letal na maioria dos casos, os grupos prioritários são mais suscetíveis a complicações. Caso sejam infectados, o vírus pode abrir espaço para condições sérias, como uma pneumonia e até mesmo a pessoa vir a óbito.  ..