Administração - Sexta-feira, 08 de Junho de 2018

Prefeitura de Itaí implanta 'Projeto Horta Educativa' na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Itaí através da Secretaria Municipal da Educação, Departamento municipal de Agricultura e o Fundo Social de Solidariedade implanta o 'Projeto Horta Educativa' na Rede Municipal de Ensino. Os alunos das Escolas CEI Monteiro Lobato, EMEI Maria Araújo Pinheiro e Escola Creche Prof.ª Elza Maria de Melo recebem instruções teóricas e práticas sobre plantio e cultivo de alface, rabanete, rúcula, chicória, couve, salsa, abobrinha, abóbora, beterraba, cenoura, cebolinha além de orientações sobre alimentação saudável nas Escolas e em seus lares. Marcaram presença nas apresentações a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itaí Juliana Michelin, a secretária municipal de Educação Marlene Oliveira, o diretor de Agricultura Mauricio Medeiros, o secretário de governo Pedro Paulo, a Chefe de gabinete Regiane Corsino, o técnico agrícola Ricardo Farias, assessoras de gestão escolar Cristina Borba e Leidiane Silva além das diretoras, coordenadoras e professores das respectivas Escolas. Esse importante projeto educativo e sustentável, estará sendo implantado nas demais Escolas municipais que fazem parte do 'Projeto Horta Educativa'. Esses participantes formados por educadores e cuidadores do referido projeto obtiveram informações de estratégias pedagógicas como Educação Ambiental, Educação Nutricional e Agricultura – Horticultura. O 'Projeto Horta Educativa' tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do Meio Ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis. É um instrumento pedagógico para a compreensão da relação Meio Ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à Saúde, cidadania e qualidade de vida. O projeto, elaborado matriculadas em unidades de ensino público da pré-escola (a partir de quatro anos) até o 4ª ano do ensino fundamental, visa implantar hortas educativas por intermédio de parcerias. O objetivo é ensinar às crianças, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura..