Saúde - Segunda-feira, 11 de Setembro de 2023

ESF Jardim Monte Alto recebe projeto Leiturinhas no Hospital

Projeto traz espaço lúdico de leitura e humanização das relações com patrocínio da Bayer e realização da CEC Brasil

ESF Jardim Monte Alto recebe projeto Leiturinhas no Hospital

A Unidade de Saúde da Atenção Básica ESF Jardim Monte Alto, no município de Itaí, recebe amanhã (12.09), às 14h, o projeto Leiturinhas no Hospital, que consiste numa biblioteca lúdica com acervo de 850 novos livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis de grandes editoras brasileiras, além de 60 jogos e brinquedos educativos. O projeto vai contemplar todos os 500 pacientes mensais, entre crianças, jovens e adultos, que recorrem aos serviços gratuitos prestados pela instituição e que são oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo SUS. A implantação do novo ambiente de leitura é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da Bayer via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

Para Adriana do Espírito Santo, secretária municipal de Saúde de Itaí, no cuidado com a criança está implícito o educar, promovendo atividades lúdicas planejadas pelos profissionais da saúde em parceira com os pais e com a comunidade, para que adquiram autoconfiança, autoestima, além da capacidade de se relacionar com o mundo de forma saudável.

“Acreditamos que os materiais desse projeto beneficiarão o convívio social, o convívio familiar, desenvolvendo capacidades cognitivas, motoras, contribuindo para as habilidades da formação humana com maior possibilidade de ter uma vida com qualidade nos campos biopsicossocial”, reforça a gestora.

Para Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil, “humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade de pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância”.

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinhas no Hospital conta com capacitações em formato online para funcionários do hospital e voluntários sobre a mediação de leituras em hospitais e utilização do espaço (3 horas), contação de histórias e alfabetização (30 horas).

Felipe Vilela, atual Gerente Executivo da Unidade Produtiva da Bayer em Itaí/SP, que apoia e reafirma diversos compromissos da Bayer no município: “Esse projeto permitirá oferecer às crianças e usuários da unidade de saúde básica, momentos lúdicos e humanizados, atenuando a dor, estresse e ansiedade; enquanto aguardam por atendimento médico ou durante o acompanhando de pacientes; levando cultura, educação e um espaço mais aconchegante para a população de Itaí”.

Paula Castro, Diretora Executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer na América Latina, afirma que o aprendizado a partir dos livros contribui para a saúde integral dos pequenos. “Acreditamos que o acesso à leitura possa oferecer momentos de distração, contribuindo para o bem-estar emocional e mental das crianças, tornando sua experiência hospitalar mais positiva e acolhedora. A iniciativa é uma maneira carinhosa de cuidar das nossas crianças e de espalhar sorrisos em meio a tratamentos e recuperações”, conclui.

LEITURINHAS NO HOSPITAL – O projeto Leiturinhas no Hospital nasceu com a missão de humanizar as relações no ambiente hospitalar, promovendo a leitura e o bem-estar dos pacientes de hospitais públicos, por meio do acesso a um espaço de entretenimento, conhecimento e claro, diversão. O projeto pretende, por meio da ludicidade e dos livros, gerar conforto e segurança assistencial aos pacientes e seus acompanhantes, funcionando como espaço integrativo e saudável que estimula a criatividade e o conhecimento.

SERVIÇO:

LEITURINHA NO HOSPITAL - Itaí - SP

Onde: ESF Jardim Monte Alto

Endereço: Rua Pedro Villen, 726 - Jardim Brasil - CEP: 18734-284

Quando: 12 de setembro (terça-feira)